O papel da escola na promoção de identidade e expressão de género
- suigenerisjornal
- 6 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2021

A escola é sem dúvida uma das primeiras grandes janelas para o mundo e para o conhecimento. Logo desde muito pequenas, as crianças começam a conviver com outros adultos fora do seu ambiente familiar, a conhecer outras crianças, a tomar consciência da diversidade humana.
É para os pais da AMPLOS um fator chave de sucesso destas crianças e jovens, que o ambiente escolar e toda a comunidade educativa, esteja consciente dessa diversidade humana, quer de género, quer de etnia, quer de condição física, quer de cultura ou de qualquer outra situação.
O conhecimento destas problemáticas e o respeito por cada criança/ jovem por parte destes profissionais é fundamental para que lhes possam transmitir valores de comunhão de vidas e de enriquecimento pessoal.
“ Políticas escolares que não respeitem a diversidade de expressões de género, atentando contra a liberdade individual ao fixarem visões estereotipadas de género, têm um impacto negativo em toda a comunidade escolar.” In Guia para Profissionais de Educação sobre Diversidade de Expressões de Género na Infância – Publicação AMPLOS.
Quer a Declaração do Direitos Humanos nos seus artigos 1º, 2º e 7º, quer a Constituição da República Portuguesa na sua lei 38º/2018, quer a lei 51º/ 2012 do Estatuto do Aluno e Ética Escolar garantem a não discriminação de pessoas com base em sexo, orientação sexual e identidade de género. É fundamental que estas leis façam parte do conhecimento e da prática diária de todos os profissionais que direta ou indiretamente convivam com crianças e jovens.
“Todas as crianças e jovens são únicos até na sua vivência e expressão de género. As pessoas com responsabilidade no setor da educação deverão por isso estar atentas, observar e ouvir as suas crianças e jovens, ser capazes de distinguir, ou ir compreendendo se a expressão de género é experiencial ou identitária, para melhor corresponder às suas necessidades e anseios.” In Guia para Profissionais de Educação sobre Diversidade de Expressões de Género na Infância – Publicação AMPLOS.
Há que ter sempre presente que TODOS SOMOS DIFERENTES, TODOS SOMOS IGUAIS.
Família AMPLOS
留言