A representatividade não-binária no entretenimento
- Luís Peixoto
- 3 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2021

nexojornal/site ivairs
O Sui Generis, junto com os entrevistades, procurou compreender se se sentem representades no entretenimento, se acham que a sua identidade de género tem grande representatividade nos media, mas também recomendar a todes os nosses leitories longa-metragens e séries televisivas de modo a educar quem desconhece a identidade de género não-binária.
Questionades sobre o que sentem em relação à representatividade não binárie no cinema e em séries televisivas, Vi revela que a “representação continua a ser minúscula e praticamente inexistente”. Já Alex Costa diz que procura sentir-se refletido apenas “em termos de personalidade e outras características” das personagens. No entanto afirma que “em termos de identidade de género não me costumo sentir representado”. Skye, termina num tom mais positivo e confessa achar-se representade “mais agora do que em qualquer outra altura”.
Acerca da falta ou pouca representatividade no cinema e em séries, fica claro que a existência de personagens não-bináries é praticamente inexistente, “a pouca que existe acaba por ser, de certo modo, baseada em «token characters»”, acrescenta Alex Costa. Para Vi, as identidades não-binárias “mal existem na indústria para preencher o que quer que seja”, e independentemente das boas intenções, as personagens desenvolvidas “acabam por perpetuar estereótipos”. Skye, assumido genderfluid, que ao longo da entrevista usou o termo guarda chuva, não binárie, acredita que “deveríamos mostrar mais diversas identidades”.
A entrevista termina numa vertente mais educativa e perguntou-se aos participantes filmes ou séries que pudessem ser recomendadas aos leitores do Sui Generis, para melhor compreenderem o género não-binário:
One day at a Time, é uma série Original Netflix que traz consigo uma personagem assumidamente não-binária - Syd (Sheridan Pierce).
The Good Place, série americana exibida na Netflix Portugal, apresenta aos espectadores, Janet (D'Arcy Carden).
She-Ra and the Princesses of Power, é uma série de animação americana Original Netflix que apresenta a personagem, Double Trouble (Jacob Tobia).
Steven Universe, é outra série de animação norte-americana criada para o canal televisivo Cartoon Network. Nela, é revelado a personagem intersexo e não-binária - Stevonnie (AJ Michalka).
Assim, a quantidade e qualidade ainda é escassa e uma representação real pode não corresponder às expectativas de quem se deveria sentir representado.
Comments